CIDADES, GESTÃO LOCAL E DESENVOLVIMENTO: CONTRIBUIÇÕES DE TÂNIA FISCHER PARA A ÁREA DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Maria Suzana Moura Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v5i12.4796

Palavras-chave:

Desenvolvimento Local, Cidade, Gestão Social

Resumo

Este ensaio aborda as contribuições de Tânia Fisher para a área da administração, em especial a gestão sócio-territorial e pública. O ponto de partida é a minha experiência de pesquisa no Núcleo de Estudos sobre Poder e Organizações Locais da EAUFBA no período 1992-2005 e, posteriormente, no CIAGS/EAUFBA, ambos sob a coordenação de Tânia Fischer, que orientou a minha tese de doutorado – “Cidades empreendedoras, cidades democráticas e redes públicas: tendências à renovação na gestão local” – aqui referida. A partir de uma breve contextualização, destaco os temas emergentes e o perfil de liderança na EAUFBA.

Biografia do Autor

Maria Suzana Moura, Universidade Federal da Bahia

Escola de Administração Área Gestõ Sócio Ambiental

Referências

Fischer, T. (2012). Gestão social do desenvolvimento de territórios. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 12(1), 113-120.

Fischer, T. (2002). Gestão do desenvolvimento e poderes locais: marcos teóricos e avaliação. Salvador: Casa da Qualidade.

Fischer, T. (1997). A cidade como teia organizacional: inovações, continuidades e ressonâncias culturais – Salvador, BA, cidade puzzle. Revista de Administração Pública, 31(3), 74-88.

Fischer, T. (1996). Gestão contemporânea, cidades estratégicas: aprendendo com fragmentos e reconfigurações do local. In: T. Fischer (Org.). Gestão contemporânea: cidades estratégicas e organizações locais (pp. 13-23). Rio de Janeiro: FGV.

Moura, M. S. (1997). Cidades empreendedoras, cidades democráticas e redes públicas: tendências à renovação na gestão local. Tese de doutorado, Escola de Administração, Universidade Federal da Bahia, Salvador, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-05-21

Edição

Seção

Homenagem a Tânia Fischer