ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA: UM CAMINHO PARA AMPLIAÇÃO DO CAMPO DE ESTUDO DAS CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS?

Autores

  • Isabela Grossi Amaral UFLA - Universidade Federal de Lavras
  • Igor Porto David UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Administração Política, Gestão, Ciência Administrativa.

Resumo

Esse trabalho pretende discutir o tema da Administração Política como potencial campo de estudo na Administração, visando ampliar o objeto desta ciência, ou seja, a gestão. Partindo do ponto que a gestão – e não a organização – é o objeto de estudo da Administração, percebe-se na produção acadêmica da Administração uma espécie de simplificação das possibilidades de estudo desse objeto. Essa simplificação parece atender o paradigma funcionalista, hegemônico no nosso campo, mas não é suficiente para outros paradigmas, bem como diminui as potencialidades que o estudo da gestão pode ter para responder questões de interesse de toda a sociedade. Dessa maneira, a Administração Política tenta resgatar a possibilidade de a Administração discutir temas normalmente restritos a outras áreas, não se limitando a uma ideologia, possibilitando assim a existência de diferentes Administrações Políticas, como a keynesiana, marxista, liberal ou outra, conforme o percurso histórico da sociedade em questão. 

Referências

Alcadipani, R. (2011). Academia e a fábrica de sardinhas. Organizações & Sociedade, 18(57), 345-348.

Amaral, I. G. (2016). A atuação da empresa júnior de administração, ciências contábeis e econômicas como uma aproximação da ideia de universidade corporativa. Monografia de graduação, Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil.

Cristaldo, R. C. (2016). Subdesenvolvimento, integração e administração política no pensamento de Raúl Prebisch e Celso Furtado. Revista Brasileira de Administração Política, 8(2), 85-110.

Denhardt, R. B. (2012). Teorias da administração pública. São Paulo: Cengage Learning.

Gomes, F. G. (2012). O jovem percurso da administração política. Revista de Administração Pública, 46(1), 7-24.

Paula, A. P. P. (2005). Por uma nova gestão pública: limites e potencialidades da experiência contemporânea. Rio de Janeiro: FGV.

Ribeiro, J. U. (2006). Política e administração – parte I. Organizações & Sociedade, 13(37), p. 165-193.

Santos, R. S. (2001). Em busca da apreensão de um conceito para a administração política. Revista de Administração Pública, 35(5), 49-77.

Santos, E. L., Santana, W. G. P., Santos, R. S., & Braga, V. L. (2014). Contribuições da administração política para o campo da administração. Revista Interdisciplinar de Gestão Social, 3(2), 183-200.

Santos, E. L., Santos, R. S., & Braga, V. L. (2014). O campo científico da administração: percursos e percalços. Anais do Colóquio Internacional de Epistemologia e Sociologia da Ciência da Administração, Florianópolis, SC, Brasil, IV.

Teixeira, F. (2008). Administração política: surge um novo paradigma de pesquisa em área contestada. Revista Brasileira de Administração Política, 1(1), 5-6.

Wilson, W. (1955). O estudo da Administração. Rio de Janeiro: FGV.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Provocações