RESISTÊNCIA, JAMMING E ANTIPUBLICIDADE: UMA ANÁLISE DOS SPOOF ADS DA ADBUSTERS MEDIA FOUNDATION

Autores

  • Renata Couto de Azevedo de Oliveira Doutoranda em Administração de Empresas na Universidade do Grande Rio (Unigranrio)
  • Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Eduardo André Teixeira Ayrosa Professor Adjunto do PPGA-UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Anticonsumo, Resistência ao Consumo, Culture Jamming, Spoof Ads, Análise de Conteúdo

Resumo

Objetivo - Analisar os spoof ads veiculados no site da AdBusters e verificar se tal discurso reflete os valores e objetivos da organização jammer.

Metodologia - Foi empregada análise do conteúdo para o estudo de 119 spoof ads.

Resultados - Verificou-se que os spoof ads se configuram como uma estratégia jammer na luta pela proteção da transparência democrática e da liberdade de expressão.

Conclusão - Ao mesmo tempo em que refletem diretamente os valores e objetivos declarados da AdBusters, os spoofs corroboram indiretamente as críticas feitas por diversos autores à eficácia de tal estratégia.

Biografia do Autor

Renata Couto de Azevedo de Oliveira, Doutoranda em Administração de Empresas na Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Mestre em Administração pela PUC-Rio.

Doutoranda em Administração de Empresas na Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

 

Luís Alexandre Grubits de Paula Pessôa, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010).

Professor Adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Eduardo André Teixeira Ayrosa, Professor Adjunto do PPGA-UNIGRANRIO

Doutor em Administração pela London Business School (University of London, 2001)

Professor Adjunto do PPGA-UNIGRANRIO

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Publicado

2017-12-27

Edição

Seção

Artigos