HERÓIS

Autores

  • Carlos H. Reinesch Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v2i4.2838

Palavras-chave:

Habitathumano, Centros urbanos, Trabalhadores invisíveis.

Resumo

O habitat urbano é palco de uma multiplicidade de eventos; a pluralidade cosmopolita encontrada nos centros urbanos acumula um sem número de pequenas estórias ocorrendo simultaneamente em todos os lugares.

Inúmeros são os palcos em que se nota a minuciosidade da organização dessa desordem caótica, e lugares dão origem a não-lugares, nos quais interações tornam-se invisíveis aos olhos dos que enxergam o dia à sombra dos rituais diários. Não-lugares em que a fugacidade das interações nos faz ponderar o tangível e o intangível, o real e o virtual, o normal e o excepcional, e é nesse questionamento que somos habitualmente enganados pela repetição.

Invisíveis são os trabalhadores que remendam as articulações do esqueleto organizacional urbano; a infra-estrutura não se estrutura sem esforço coletivo. Pessoas, trabalhadores invisíveis e imersos em suas funções, fazem sair do papel o desenvolvimento silencioso e sistemático da cidade. O futuro é hoje.

Enxergar a estrutura urbana em seus pormenores é determinante para o entendimento complete de nossa sociedade.  Nem sempre o inusitado é descartável, e é necessário virar os pontos de vista ao avesso. Criar o novo requer abranger o típico, o atípico e a experiência diária. As facetas urbanas de uma cidade são constantemente renovadas, e nada permanence imutável. Não obstante, também as ideias mudam e moldam a sociedade.

Efemeridade permanente.

O habitat urbano, com todos os seus tenazes protagonistas invisíveis, subsiste de seus heróis anônimos.

 

Biografia do Autor

Carlos H. Reinesch, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Bacharelando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-08-04

Edição

Seção

Capa