LIVRO DE RECEITAS

Autores

  • Anderson de Souza Sant'anna Fundação Dom Cabral

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v3i7.2823

Palavras-chave:

Banheiro masculino, Biopoder, Poder viril-disciplinar

Resumo

Seguindo Edelman (2011) e a analítica foucaultiana de poder, esta receita deriva de pesquisa sobre relações entre “espaço” e “práticas sociais”. Para tanto, revisitam-se receitas de menus internacionais, com toques de ingredientes locais, incluindo aqueles ainda periféricos ou cotidianamente ignorados que, todavia, apresentam-se como emblemáticos da difusão e introjeção de discursos e práticas que suportam tais relações no mundo contemporâneo. Centramos esta pequena “etnografia” do banheiro masculino, investigando-o como dispositivo de produção, transmissão e reprodução de subjetividades que suportam discursos e práticas de poder. Como resultados, corrobora-se Foucault quanto à amplitude e profundidade da presença do poder disciplinar, bem como quanto à sofisticação e sutilização de estratégias e táticas mobilizadas. Destacam-se, ainda, formas contemporâneas de apropriação e ressignificação da noção de virilidade como fundamento e instância política intra e extraorganizacional.

Biografia do Autor

Anderson de Souza Sant'anna, Fundação Dom Cabral

Pós-Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor da Fundação Dom Cabral.

Referências

Bentham, J. O panóptico ou a casa de inspeção. In: Tadeu, T. (Org.). O panóptico. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
Bourdieu. P. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
Corbin, A.; Courtine, J-J.; & Vigarello, G. História da virilidade: a invenção da virilidade. Petrópolis, 2013.
Edelman, L. Banheiro dos homens. In: Penteado, F. M. & Gatti, J. (Orgs.). Masculinidades: teoria, crítica e artes. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2011.
Foucault, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
Foucault, M. Os anormais: curso no Collège de France (1974-1975). São Paulo: Martins Fontes, 2002.
Sant’Anna, A. S. O banheiro dos homens como dispositivo e metáfora de poder viril-disciplinar. Belo Horizonte: FDC, 2014. (mimeo).

Downloads

Publicado

2016-09-06

Edição

Seção

Provocações