BELO HORIZONTE E OS MORADORES DE RUA: REINSERÇÃO OU LIMPEZA?

Autores

  • Aritana Sousa Dutra de Melo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v2i3.2777

Palavras-chave:

População de rua, Prefeitura, Gentrificação.

Resumo

Os moradores de rua correspondem a um contingente populacional das cidades, sobretudo dos grandes centros urbanos. Em situação de pobreza, esses atores sociais fazem uso da rua como forma de habitação e sobrevivência. No entanto, a forma não convencional de seu modo de vida é vista pelo poder público como indesejável. Neste registro fotográfico busco apresentar e compreender, por meio de imagens, a temática da “recuperação das cidades” no que tange à relação entre o poder público, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, e a população de rua. A partir da observação das fotografias é possível concluir que a prefeitura encara a população de rua como problema e não assiste a maioria desse contingente populacional. Ademais, por meio de mecanismos que visam ao afastamento dessa população de determinados espaços da cidade, o órgão público busca a gentrificação na cidade por meio dessa parcela da população.

Biografia do Autor

Aritana Sousa Dutra de Melo, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí.

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Assistente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí.

Referências

BRITTO, F. D.; JACQUES, P. B. Corporicidade: arte enquanto micro-resistência urbana. Fractal: Revista de Psicologia, Niterói, v. 21, n. 2, p. 337-350, maio/ago. 2009.

CARRIERI, A. P.; MARANHÃO, C. M. S. A.; MURTA, I. B. D. Crítica ao manejo humano em Belo Horizonte. Revista de Administração Pública, Rio de Janeiro, v. 43, n. 6, p. 1315-1342, nov./dez. 2009.

CERTEAU, M. D. A invenção do cotidiano.14. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. v. 1. 352 p.

GONDIM, S. M. G., FEITOSA, G. N., CHAVES, M. A imagem do trabalho: um estudo qualitativo usando fotografia em grupos focais. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 11, n. 4, p. 153-174, out./dez. 2007.

HONORATO. B. E. F. Ordem e subversão nas cidades: um estudo sobre a população em situação de rua de Belo Horizonte. 2014. 218 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2014.

VIEIRA, M. A. C.; BEZERRA, E. M. R.; ROSA, C. M. M. (Org.). População de rua: quem é, como vive, como é vista. São Paulo: Hucitec, 2004. 181 p.

WACQUANT, L. Ressituando a gentrificação: a classe popular, a ciência e o estado na pesquisa urbana recente. Caderno CRH, Salvador, v. 23, n. 58, p. 51-58, jan./abr. 2010.

Downloads

Publicado

2015-02-10

Edição

Seção

Registros fotográficos