A UNIDADE DE POLÍCIA PACIFICADORA E A ORGANIZAÇÃO DA FAVELA: PODER E CONTROLE ORGANIZACIONAIS NO ESPAÇO SOCIAL

Autores

  • Vanessa Brulon Fundação Getulio Vargas
  • Alketa Peci Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas

Palavras-chave:

UPP, Organizar, Espaço social, Favelas

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar como as novas formas de controle e poder organizacionais, que se consolidam a partir da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora, manifestam-se no espaço social de favelas. Para tal, foram realizadas observação participante em uma favela “pacificada” da cidade do Rio de Janeiro e 28 entrevistas semi-estruturadas. Os dados foram analisados com base em três categorias teóricas: encantamentos do espaço, colocação no espaço e circulação no espaço (Dale & Burrell, 2008). Concluiu-se que o poder das UPPs manifesta-se no espaço principalmente por meio da ampliação das possibilidades de mobilidade pelo espaço. Entretanto, também foi possível perceber como essa circulação no espaço é controlada pela UPP. Além disso, um certo domínio do tráfico ainda paira sobre a favela “pacificada” e faz com os policiais alteream suas próprias formas de organizar.

Biografia do Autor

Vanessa Brulon, Fundação Getulio Vargas

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas. Professora Adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Alketa Peci, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas

Doutora em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas. Professora Adjunta da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas.

Referências

Alcadipani, R. (2008). Practices of organizing: enacting boundaries and performing production in newspaper printing. Tese de doutorado, University of Manchester, .Manchester Business School, 2008.

Banco Mundial. (2012). O retorno do Estado às favelas do Rio de Janeiro: uma análise da transformação do dia a dia das comunidades após o processo de pacificação das UPPs. Rio de Janeiro: Banco Mundial.

Clegg, S. & Kornberger, M. (2006). (Ed.). Space, organizations and management theory. Oslo: Liber.

Dale, K. (2005). Building a social materiality: spatial and embodied politics in organizational control. Organization, 12(5), 649-678.

Dale, K. & Burrell, G. (2008). The spaces of organisation and the organisation of space: power, identity & materiality at work. New York: University of Leicester.

Feldman, M. S. & Orlikowski, W. J. (2011). Theorizing practice and practicing theory. Organization Science, 22(5), 1240-1253.

Grillo, C. (2013). Coisas da vida no crime: tráfico e roubo em favelas cariocas. Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

ISER. (2012). As Unidades de Polícia Pacificadora e a segurança pública no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: ISER.

Lefebvre, H. (2007). The production of space. Oxford: Blackwell.

Machado da Silva, L. A. (2010). Afinal, qual é a das UPPs. Rio de Janeiro: Observatório das Metrópoles.

Medeiros, B. F. (2009). Gringo na laje: produção, circulação e consumo da favela turística. Rio de Janeiro: FGV.

Observatório de favelas. (2009). O que é favela afinal? In: J. S. SILVA (Org.). O que é favela, afinal? Rio de Janeiro: Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.

UERJ e Fórum Brasileiro de Segurança Pública. (2012). Os donos do morro: uma avaliação exploratória do impacto das Unidades de Polícia Pacificadoras (UPPs) do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: UERJ e Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Valladares, L. (2005). A invenção da favela: do mito de origem a favela.com. Rio de Janeiro: FGV.

Zaluar, A. & Alvito, M. (2006). Introdução. In: A. Zaluar & M. Alvito (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: FGV.

Downloads

Publicado

2017-10-19

Edição

Seção

Artigos