UMA PROPOSTA DE “CLASSIFICAÇÃO” PARA OS ESTUDOS ORGANIZACIONAIS NO BRASIL A PARTIR DE PUBLICAÇÕES ENTRE 1997 E 2013

Autores

  • Karine Francisconi Chaerki Universidade Federal do Paraná
  • Jane Mendes Ferreira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v3i6.2677

Palavras-chave:

estudos organizacionais, produção científica, temas

Resumo

O objetivo da presente pesquisa é analisar a evolução temática dos Estudos Organizacionais no Brasil e sugerir uma “classificação” temática para o campo a partir da análise de 3.159 artigos científicos que influenciaram sua consolidação, no período compreendido entre 1997 e 2013. Utilizou-se como método a pesquisa documental e análise de conteúdo para tratamento dos dados. Os resultados da análise demonstram que há predominância de temas voltados para aspectos gerencialistas, na busca de aperfeiçoamento da prática administrativa. Entretanto, temas emergiram e vêm conquistando espaço gradativamente. De maneira geral, conclui-se que a multiplicidade de temas observados ao mesmo tempo em que sugere a consolidação do campo enquanto objeto de “status” científico, parece indicar o estabelecimento de uma dinâmica que procura resolver as novas questões que se vão colocando à análise organizacional e superando as limitações do campo.

Biografia do Autor

Karine Francisconi Chaerki, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal do Paraná.
Professora Adjunta do curso de Administração da Universidade Positivo. E-mail: k.francisconi@gmail.com

Jane Mendes Ferreira, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Universidade Positivo.
Professora Adjunta da 
Universidade Federal do Paraná. E-mail: janemff@yahoo.com.br

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2016-03-30

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Artigos