O PERCURSO DOS PRINCÍPIOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS VYGOTSKYANOS: UM OLHAR SOBRE O CRADLE

Autores

  • Marcio Pascoal Cassandre Universidade Estadual de Maringá.
  • Marco Antonio Pereira-Querol Universidade Federal de Sergipe.

DOI:

https://doi.org/10.25113/farol.v1i2.2533

Palavras-chave:

Pesquisa Intervencionista, Teoria da Atividade, CRADLE, Sistema de Atividade.

Resumo

Para contribuir com a discussão sobre a Teoria da Atividade histórico-cultural de origem russa, proveniente de autores das áreas da Educação e Psicologia como Vygotsky, Leontiev e Davydov, esse artigo objetiva apresentar o entendimento dos pesquisadores contemporâneos dessa teoria sobre os princípios teórico-metodológicos que regem essas metodologias. Mediante entrevistas e participação em diferentes atividades realizadas no Center for Research on Activity Learning and Development da Universidade de Helsinki, Finlândia - um dos mais comprometidos espaços de produção acadêmica para o desenvolvimento de estudos sobre aprendizagem de origem russa - foi possível compreender os conceitos que embasam as pesquisas intervencionistas pelas diferentes gerações de estudiosos, nas análises sobre as atividades individuais e coletivas das organizações. A análise do material produzido durante a pesquisa apontou duas importantes contribuições da Teoria da Atividade para os estudos de aprendizagem organizacional: o princípio intervencionista e o Sistema de Atividade como unidade teórica de análise.

Biografia do Autor

Marcio Pascoal Cassandre, Universidade Estadual de Maringá.

Doutor em Administração pela Universidade Positivo. Professor Adjunto na Universidade Estadual de Maringá.

Marco Antonio Pereira-Querol, Universidade Federal de Sergipe.

Pós-doutor pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidade de Helsinque. Doutor em Educação de Adultos pela Universidade de Helsinque. Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe.

Referências

BATESON, G. Steps to an Ecology of Mind. New York, Ballantine Books, 1972.
BAKHTIN, M.; HOLQUIST, M. The dialogic imagination: four essays. Austin: University of Texas Press, 1981.
BAKHTIN, M. Speech genres and other late essays. Austin: University of Texas Press, 1986.
CASSANDRE, M. P.; CANOPF, L.; APPIO, J.; BULGACOV, Y. L. M. Gênero e Estilo na prática das Manipuladoras de Alimentos: uma aproximação empírica aos estudos organizacionais na perspectiva sócio-histórica e cultural. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 24, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2010. 1 CD-ROM.
______. BULGACOV, Y. L. M.; CAMARGO, D. de. O conceito de pra?tica a partir da Teoria da Atividade. In: COLO?QUIO DE EPISTEMOLOGIA E SOCIOLOGIA DA CIE?NCIA DA ADMINISTRAC?A?O, 1, 2011, Floriano?polis. Anais... Floriano?polis: UFSC, 2011.
______.QUEROL, M. A. P.; BULGACOV, Y. L. M. Metodologias Intervencionistas: Contribuição Teórico-metodológica dos Princípios Vigotskyanos para Pesquisa em Aprendizagem Organizacional. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 26., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2012. 1 CD-ROM.
______.QUEROL, M. A. P. . METODOLOGIAS INTERVENCIONISTAS: CONTRIBUIÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA VIGOTSKYANAS PARA APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração (UFF), v. 8, p. 17-34, 2014
CANOPF, L.; CASSANDRE, M. P.; APPIO, J. Uma Aproximação à Estratégia como Prática na Perspectiva Histórico-Cultural: Compreendendo a Prática de uma Empresária do Ramo de Serviços de Beleza. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 26, 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2012. 1 CD-ROM.
CHAIKLIN, S.; HEDEGAARD, M.; JENSEN, U. Activity theory and social practice: cultural-historical approaches. Arus University Press, 1999.
DEMO, P. Pesquisa e construção do conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994.
DANIELS, H. et al. Learning in and for multi-agency working. Oxford Review of Education, Oxford, v. 33, n. 4, p. 521-538, 2007.
ENGELSTED, N. et al. The Societal Subject Aarhus: Aarhus University Press, 1993.
ENGESTRÖM, R. Voice as communicative action. Mind, Culture, and Activity, 2, 1995.
ENGESTRÖM, Y. Learning by expanding: an activity-theoretical approach to developmental research. Orienta-Konsultit Oy, 1987.
______. Activity theory and individual and social transformation. In: ENGESTRÖM, Y.; MIETTINEN, R.; PUNAMÄKI, R.L. (Orgs.). Perspectives on activity theory. Cambridge: University Press, 1999.
______. Expansive learning at work; toward an activity theoretical reconceptualization. Journal of Education and Work, London-UK, v. 14, n. 1, p.133-156, Feb. 2001.
______. New forms of learning in co-configuration work. Journal Of Workplace Learning, Bradford, v. 16, n. 1/2, p. 11-21, feb. 2004.
______. From design experiments to formative interventions. Teory & Psychology, 21, 2011.
ENGESTRÖM, Y.; ENGESTRÖM, R.; KÄRKKÄINEN, M. Polycontextuality and boundary crossing in expert cognition: Learning and problem solving in complex work activities. Learning and Instruction, 5, 1995.
ENGESTRÖM, Y.; ESCALANTE, V. Mundane tool or object of affection? The rise and fall of the Postal Buddy. In: NARDI, B. A. (Ed.). Context and consciousness : activity theory and human-computer interaction. Cambridge, Mass. ; London: MIT Press, 1996.
ENGESTRÖM, Y.; VIRKKUNEN, J.; HELLE, M.; PIHLAJA, J.; POIKELA, R. The change laboratory as a tool for transforming work. Lifelong Learning in Europe, 1, 1996.
ENGESTRÖM, Y.; ENGESTRÖM, R.; VÄHÄAHO, T. When the center does not hold: the importance of knotworking. In: CHAIKLIN, S.;HEDEGAARD, M., et al. (Ed.). Activity Teory and Social Practice. Aarhus: Aarhus University Press, 1999.
ENGESTRÖM. Y.; HAKKARAINEN, K. CRADLE - a new center for investigation activity, development, and learning. Helsinki, 19 Nov. 2008. http://www.helsinki.fi/cradle/foundation_letter.htm. SANNINO, A. Studies of expansive learning: foundations, findings and future challenges. Educational Research Review, v. 5, n. 1, p. 1-24, Jan. 2010.
FLORES-PEREIRA, M. T.; CAVEDON, N. R. Os bastidores de um estudo etnogra?fico: trilhando os caminhos teo?rico-empi?ricos para desvendar as culturas organizacionais de uma livraria de shopping center. Cadernos EBAPE, v. VII, p. 144-160, 2009.
GRIFFIN, P.; COLE, M. Current activity for the future: the zo-ped. In: ROGOFF, B. e WERTSCH, J. (Ed.). Children's learning in the "zone of proximal development". San Francisco: Jossey-Bass, 1984.
GUILE, D. Learning through ‘e-resources’: the experience of SMEs. European Journal of Vocational Training, UK, v. 27, n. 5, p. 30-46, 2003.
GUTIÉRREZ, K.; RYMES, B.; LARSON, J. Script, counter script, and under life in the classroom - Brown, James versus Brown v. Board of Education. Harvard Educational Review, 65, 1995.
______.BANQUEDANO-LOPEZ, P.; TEJEDA, C. Rethinking diversity: hybridity and hybrid language practices in the third space. Mind, Culture, and Activity, 6, 1999.
GUTIE?RREZ, K. D.; VOSSOUGHI, S. Lifting off the ground to return a new: Mediated praxis, transformative learning, and social design experiments. Journal of Teacher Education, Pensilvânia, v. 61, n. 1-2, p. 100–117, Jan./Feb. 2010.
HATCHUEL, A. Intervention research and the production of knowledge. In: CERF, M (et al.) Cow up a Tree. Knowing and Learning for Change in Agriculture. Case studies from Industrialised Countries. Paris: INRA, 2000.
HILL, R., et al. Workplace learning in the New Zealand apple industry network: a new co-design method for government “practice making”. Journal of Workplace Learning, Bingley, v. 19, n. 6, p. 359-376, 2007.
IL'ENKOV, E. Dialectical Logic: Essays on its history and theory. Moscow: Progress Publishers, 1977.
______. The Dialectics of the Abstract and the Concrete in Marx´s Capital. Moscou: Progress Publishers, 1982.
KEROSUO, H.; ENGESTRO?M, Y. Boundary crossing and learning in creation of new work practice. Journal of Workplace Learning, 15, 2003.
LEKTORSKY, V. Mediation as a means of collective activity. In: SANNINO, A.; DANIELS, H.; GUTIERREZ, K.D. (Orgs.) Learning and expanding with activity theory: Cambridge: University Press, 2009.
LEONT’EV, A. Activity, consciousness, and personality. Hillsdale: Prentice- Hall, 1978
LURIA, A. Cognitive Development: its cultural and social foundations. Cambridge: Harvard University Press, 1976.
_________. Problems of the development of the mind. Moscou: Progress, 1981.
MIDGLEY, G. Systemic intervention: Philosophy, methodology, and practice: Springer, 2000.
MIETTINEN, R. The riddle of things: activity theory and actor network theory as approaches to studying innovations. Mind, Culture, and Activity, 6, 1999.
MOTTA, L.M.V.M. Aprendendo a Ensinar Inglês para Alunos Cegos e de Baixa Visão - Um Estudo na Perspectiva da Teoria da Atividade, (Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo), 2004.
MUKUTE, M. Cultural historical activity theory, expansive learning and agency in permaculture workplaces. Southern African Journal of Environmental Education, Torino, v. 26, p. 150–162, 2009.
______. Exploring and expanding learning processes in sustainable agriculture workplace contexts. 2010. 413f. Thesis (Doctor of Philosophy) - Rhodes University, Grahamstown, South Africa, 2010.
PEREIRA-QUEROL, M.; JACKSON FILHO, L.; CASSANDRE, M. Change Laboratory: uma proposta metodológica para pesquisa e desenvolvimento da Aprendizagem Organizacional. Administração: Ensino e Pesquisa, 12, 2011.
RODRIGUES, A. M. Redimensionando a noção de aprendizagem nas relações entre perfil conceitual e contexto: uma abordagem sócio-cultural-histórica (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo), 2009.
RUSSELL, D. Rethinking genre in school and society: an activity theory analysis. Written Communication, 14, 1997.
SANNINO, A. From talk to action: experiencing interlocution in developmental interventions. Mind, Culture, and Activity, London-UK, 15, 2008.
SOUZA, I. M. ; Osíris Canciglieri Junior ; SPINOSA, L. M. . CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE NO PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: UMA ABORDAGEM EM ENGENHARIA ONTOLÓGICA. In: XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009, Salvador. Anais... XXIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção, 2009.
TEDLOCK, B. Ethnography and Ethnographic Representation: In: Denzin, N. and Lincoln, Y. (Eds.) The Handbook of Qualitative Research. Thousand Oaks: Sage, 2001.
THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez, 2009.
VIRKKUNEN, J. et al. The Change Laboratory®: a tool for transforming work. In: ALASOINI, T.; KYLLO?NEN, M.; KASVIO, A. (Eds.). Workplace innovations: a way of promoting competitiveness, welfare and employment. Helsinki, Finland: Ministry of Labour, 1997.
VYGOTSKY, L. Mind and society: The development of higher mental processes: Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978.
______. Interaction between learning and development. In: ______. et al. (Eds.). Mind in society: the development of higher psychological processes. Cambridge, MA: Harvard University Press, 1978b. p. 79-91.
WERTSCH, J. Voices of the mind: a sociocultural approach to mediated action. Cambridge, Mass.: Harvard University Press, 1991.
YAMAZUMI, K. et al. Collaborative and networked expertise: an activity-theoretical study of new forms of pre-service teachers’ expansive learning. Osaka: Center for Human Activity Theory, Kansai University, 2006.

Downloads

Publicado

2014-07-25

Edição

Seção

Artigos