Uma Abordagem Comparativa na Análise da DOAR e DFC: um Estudo de Caso na Cia. Vale do Rio Doce

Autores

  • Jaluza Maria Lima Silva Borsato
  • Daiana Paula Pimenta
  • Sirlei Lemes

Palavras-chave:

DOAR, DFC, CVRD.

Resumo

As novas regras contábeis impostas pela lei 11.638/07 promoverão uma inserção ainda maior do país nos mercados globais de capitais, namedida emque possibilitará que todas as empresas brasileiras de capital aberto preparem suas demonstrações financeiras exclusivamente em

 

International Financial Reporting Standards- IFRS, padrões atualmente adotados nos principaismercados de valoresmobiliários. Em relação às demonstrações contábeis a seremmantidas pelas empresas sujeitas à nova lei, a Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) substituirá a Demonstração das Origens eAplicações de Recursos (DOAR). Dessa forma, a questão problema que orienta esta pesquisa é: Qual a relevância das informações da DOAR e da DFC para o processo de tomada de decisão na empresa? A abordagem predominante deste estudo foi uma pesquisa qualitativa por meio de um estudo de caso, no qual foi privilegiada a revisão e a seleção da bibliografia, bem como a análise documental que se relacionavam ao problema, ao tema e aos assuntos correlatos.As demonstrações analisadas foram as da Cia. Vale do Rio Doce (CVRD) nos anos de 2002 a 2007. Os resultados apontam que as informações geradas pela DOAR e DFC não apresentam diferenças significativas quanto à maior parte dos indicadores. Enquanto a DOAR registra a variação e a formação dos recursos na empresa, sob a forma da variação do CCL, a DFC permite uma análise detalhada da formação do caixa, dando destaque para as atividades que refletem no caixa. Entretanto, alguns indicadores, como por exemplo, o indicador que mede a capacidade de amortização de dividas calculados a partir da DFC, permitiu uma melhor visualização da situação da empresa do que a DOAR. Constatouse que ambas fornecem informações relevantes, que essas não são excludentes, mais sim complementares.

Downloads

Publicado

2009-09-16

Como Citar

BORSATO, J. M. L. S.; PIMENTA, D. P.; LEMES, S. Uma Abordagem Comparativa na Análise da DOAR e DFC: um Estudo de Caso na Cia. Vale do Rio Doce. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 161–179, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/618. Acesso em: 28 mar. 2024.