Comitê de auditoria ou órgãos equivalentes no contexto da Lei Sarbanes-Oxley: estudo da percepção dos gestores de empresas brasileiras emitentes de American Depositary Receipts – ADRs

Autores

  • Ivam Ricardo Peleias
  • João Bosco Segreti
  • Catarina de Araújo Costa

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Lei Sarbanes Oxley, Contabilidade, Conselho Fiscal.

Resumo

Escândalos financeiros com empresas americanas colocaram em xeque as práticas de governança corporativa vigentes à época de sua ocorrência. Em resposta a essa situação, as autoridades dos Estados Unidos aprovaram em 2002 a Lei Sarbanes-Oxley - SOX, seguida da obrigatoriedade de várias práticas, entre as quais a implantação dos Comitês de Auditoria, com repercussão para as empresas não americanas com interesses no mercado americano. Nesse contexto, este trabalho buscou investigar, na percepção dos gestores de empresas brasileiras emitentes de American Depositary Receipts - ADR’s, obrigadas a atender à SOX, se o Comitê de Auditoria ou órgão equivalente contribui para minimizar as fraudes, aumentar a transparência na divulgação das informações contábeis e reduzir falhas nos controles internos. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa empírica do tipo survey, com as 34 empresas brasileiras, à época emitentes de ADR`s, via um questionário, respondido por sujeitos de 25 organizações. Os dados coletados foram tratados pela Estatística Descritiva e pelas Correlações de Cramer e Spearman. Os resultados obtidos demonstraram que o Comitê de Auditoria foi adotado por 47% das empresas pesquisadas. Cerca de 56,0% dos respondentes afirmaram que o Comitê de Auditoria ou órgão equivalente participou ativamente com recomendações relacionadas à avaliação do sistema de controles internos; 68,0% consideraram-no de grande importância para o bom desempenho da empresa, e 71,0% o manteriam em funcionamento, mesmo que no futuro a SOX facultasse sua obrigatoriedade.

Downloads

Publicado

2009-08-05

Como Citar

PELEIAS, I. R.; SEGRETI, J. B.; COSTA, C. de A. Comitê de auditoria ou órgãos equivalentes no contexto da Lei Sarbanes-Oxley: estudo da percepção dos gestores de empresas brasileiras emitentes de American Depositary Receipts – ADRs. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 41–65, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/573. Acesso em: 28 mar. 2024.