GERENCIAMENTO DE RESULTADOS POR DECISÕES OPERACIONAIS PARA SUSTENTAR DESEMPENHO NAS EMPRESAS NÃO-FINANCEIRAS DO IBOVESPA

Rodolfo Maia Rosado Cascudo Rodrigues, Edilson Paulo, Clayton Levy Lima de Melo

Resumo


Um dos principais incentivos para gerenciar resultados consiste na manutenção do desempenho recente da companhia. O presente trabalho busca verificar se as empresas não financeiras do Ibovespa que possuem mais incentivos para sustentar o desempenho recente, medido através do índice Market-to-book (MTB), gerenciam mais intensamente os resultados por manipulação de vendas, redução de despesas discricionárias e aumento da produção. A amostra é composta de 51 empresas não financeiras para os anos de 2010 a 2014. Os resultados demonstram que para separação entre MTB maior ou menor que um, não é possível afirmar que o nível de gerenciamento de resultados difere significativamente entre os grupos. Quando considerada a análise em função de clusters por K-média do MTB, constatou-se que as empresas com valores de mercado bem acima da média, e, portanto, com os maiores incentivos para gerenciar o resultado, possuem maiores níveis de manipulação de vendas e diminuição de despesas de vendas, gerais e administrativas.


Palavras-chave


Gerenciamento de Resultados. Decisões Operacionais. Desempenho Recente. Market-to-book.

Texto completo:

PDF