A Utilização do Custeio Integral no Processo de Apuração e Evidenciação de Custos em Entidades do Terceiro Setor: o Caso de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos

Autores

  • Fábio Lúcio Braido Zacarias
  • Vera Sirlene Leonardo
  • Almir Teles da Silva
  • Márcio Luiz Borineli

Palavras-chave:

Terceiro Setor, Gestão de Custos, Processo Decisório

Resumo

    Terceiro setor é a designação atribuída às entidades sem fins lucrativos que se preocupam com as causas sociais. Dentre as suas áreas de atuação, está o atendimento a Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI’s). A ausência de estudos relacionados à apuração e evidenciação dos custos nessas entidades remete à seguinte questão da pesquisa: quais informações de custos são relevantes para o processo decisório em ILPI’s e como podem ser produzidas e relatadas pela contabilidade gerencial? Assim, o objetivo do estudo consiste em apresentar uma proposta de apuração e evidenciação de custos em entidades do terceiro setor (ILPI´s), utilizando o Custeio Integral como instrumento de apoio à decisão. A pesquisa, do tipo descritiva, foi desenvolvida por meio de estudo de caso realizado em uma ILPI estabelecida no município de Maringá/PR. O desenvolvimento prático do trabalho considerou os procedimentos estabelecidos na Resolução nº. 283/2005- ANVISA, que estabelece a estrutura e forma para aplicação e administração dos recursos nessas entidades. Os resultados alcançados possibilitaram identificar os custos presentes na entidade, bem como os custos com a assistência aos idosos nas três categorias previstas na Resolução 283/2005: acamados, cadeirantes e habilitados. O estudo proporcionou uma informação até então desconhecida pelos gestores daquela entidade, podendo ser utilizada como ferramenta de apoio ao processo decisório, além de contribuir para o preenchimento de uma lacuna na literatura ante a existência limitada de estudos de custos no terceiro setor e da aplicação em ILPI’s.

Downloads

Publicado

2009-05-14

Como Citar

ZACARIAS, F. L. B.; LEONARDO, V. S.; DA SILVA, A. T.; BORINELI, M. L. A Utilização do Custeio Integral no Processo de Apuração e Evidenciação de Custos em Entidades do Terceiro Setor: o Caso de uma Instituição de Longa Permanência de Idosos. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 85–106, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/369. Acesso em: 28 mar. 2024.