COMO DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REAGEM À DILEMAS ÉTICOS DA PROFISSÃO?

Autores

  • Cristian Bau Dal Magro Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Thiago Bruno de Jesus Silva Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Vinicius Costa da Silva Zonatto Universidade Regional de Blumenau – FURB

Palavras-chave:

Dilemas Éticos, Discentes de Ciências Contábeis, Características Individuais, Características Profissionais, Características Acadêmicas.

Resumo

Este estudo analisa a visão de estudantes de ciências contábeis, de acordo com suas características individuais, profissionais e acadêmicas, diante de dilemas éticos da profissão. A amostra da pesquisa, delineada pelo retorno do instrumento de coleta, compreendeu 504 discentes. O instrumento de pesquisa foi dividido em quatro blocos: características individuais, profissionais e acadêmicas e cenários de dilemas éticos. Foram utilizados para análise dos dados a estatística descritiva, testes paramétricos de comparação de médias e Mann-Whitney e o teste não-paramétrico do Kruskal-Wallis. Os resultados sugerem que os fatores preponderantes da ética dos discentes na profissão contábil estão vinculados à variáveis como: gênero, idade, experiência profissional, tipologia da instituição, cursar a disciplina de ética, titulação do professor, discussão do código de ética e ter cursado outro curso de graduação. Nos dilemas éticos, conclui-se que os estudantes aceitariam oferecer serviços contábeis por uma remuneração injusta no intuito de captar clientes, mesmo sendo um ato antiético. Por outro lado, os discentes percebem como antiética a retenção de recursos financeiros dos clientes para recolhimento dos impostos e, posteriormente não efetivar a quitação. Os resultados revelam que a formação em contabilidade do professor da disciplina de ética auxilia os alunos em compreender melhor quais são as atitudes antiéticas que ocorrem no decorrer da profissão e no mundo dos negócios, o que reforça a importância do ambiente educacional, da formação e atuação do docente, como elementos determinantes na promoção de reflexões a respeito de dilemas éticos da profissão contábil.     

Biografia do Autor

Cristian Bau Dal Magro, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis – FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração – FURB

Universidade Regional de Blumenau – FURB

Rua Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca, Blumenau - SC, 89012-900

cristianbaumagro@gmail.com

 

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis – FURB

Universidade Regional de Blumenau - FURB

Rua Antônio da Veiga, 140 - Itoupava Seca, Blumenau - SC, 89012-900

thiagobruno.silva@yahoo.com.br

Vinicius Costa da Silva Zonatto, Universidade Regional de Blumenau – FURB

VINICIUS COSTA DA SILVA ZONATTO

Doutor em Ciências Contábeis e Administração – FURB

Professor do Programação de Pós-Graduação em Ciências Contábeis – FURB

Universidade Regional de Blumenau – FURB

viniciuszonatto@gmail.com

Downloads

Publicado

2018-03-28

Como Citar

DAL MAGRO, C. B.; SILVA, T. B. de J.; ZONATTO, V. C. da S. COMO DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS REAGEM À DILEMAS ÉTICOS DA PROFISSÃO?. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 53–81, 2018. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3629. Acesso em: 24 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)