Análise do Sistema de Contabilidade Públlica como Suporte ao Controle do Ciclo Orçamentário dos Municípios da Região Metropolitana de Curiitiba/PR

Autores

  • Jorge Ribeiro de Toledo Filho
  • Antônio de Oliveira

Palavras-chave:

Contabilidade Pública, Ciclo Orçamentário, Gestão Pública.

Resumo

   O trabalho objetiva analisar o sistema de contabilidade pública como suporte ao ciclo orçamentário nos municípios da região metropolitana de Curitiba/PR, bem como procura demonstrar a importância da contabilidade pública no ciclo orçamentário para que o gestor municipal a utilize como apoio à tomada de decisão. Apesquisa, cuja coleta de dados se deu por meio de questionários com perguntas fechadas, caracteriza-se como descritiva, tipo levantamento. Também tem característica quantitativa e, quanto ao tempo de aplicação, enquadrase como de corte transversal. Os resultados mostram que a maioria das contabilidades das prefeituras pesquisadas não participa na sua plenitude no ciclo orçamentário em suas diversas fases, bem como não se apresenta como significativo o uso de instrumentos do sistema de informações contábeis e do controle interno.

Downloads

Publicado

2009-05-12

Como Citar

FILHO, J. R. . de T.; DE OLIVEIRA, A. Análise do Sistema de Contabilidade Públlica como Suporte ao Controle do Ciclo Orçamentário dos Municípios da Região Metropolitana de Curiitiba/PR. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 81–105, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/334. Acesso em: 25 abr. 2024.