Vieses Cognitivos no Orçamento de Capital

Autores

  • Afonso Carneiro Lima Universidade de Fortaleza
  • Abraham Sin Oih Yu Universidade de São Paulo
  • José Augusto Giesbrecht da Silveira Universidade de São Paulo
  • Francisco Carlos Barbosa dos Santos Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Orçamento de Capital, Tomada de Decisão, Decisão de Investimento, Heurísticas, Vieses Cognitivos

Resumo

Este ensaio tem como objetivo analisar a influência dos principais vieses cognitivos à decisão de investimento empresarial enquanto modelo normativo. Um quadro amplo é apresentado relacionando as principais influências cognitivas presentes nas etapas pré-decisórias do orçamento de capital – geração de propostas e avaliação – e pós-decisórias – implementação e acompanhamento – que podem afetar o alinhamento da decisão de investimento definitiva às perspectivas de maximização do lucro. Diversos estudos têm investigado a importância e os efeitos das heurísticas e seus vieses à tomada de decisão nas mais diferentes esferas: no âmbito organizacional (investimento, contratação de pessoas, etc.), no âmbito do empreendedorismo e no âmbito da tomada de decisão individual e de consumo. No entanto, poucos estudos abordam de maneira específica como um conjunto de vieses pode influenciar uma única decisão sob diferentes aspectos. As principais conclusões a partir desse estudo são: os vieses cognitivos ao interferirem no processo de orçamento de capital enquanto modelo normativo podem ser as principais fontes de conflito entre os tomadores de decisão; o conhecimento sobre as limitações cognitivas pelos administradores pode auxiliar na gestão de conflitos ao longo de todo o processo de orçamento de capital e, além disso, a auditoria de investimentos pode ajudar a esclarecer limitações cognitivas acerca de informações incompletas

Biografia do Autor

Afonso Carneiro Lima, Universidade de Fortaleza

Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA-UNIFOR)

Abraham Sin Oih Yu, Universidade de São Paulo

Departamento de Administração da FEA-Universidade de São Paulo e  Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo.

José Augusto Giesbrecht da Silveira, Universidade de São Paulo

Departamento de Administração da FEA-Universidade de São Paulo e Centro Universitário da FEI

Francisco Carlos Barbosa dos Santos, Universidade de São Paulo

Departamento de Administração da Universidade de São Paulo

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-08-31

Como Citar

LIMA, A. C.; YU, A. S. O.; DA SILVEIRA, J. A. G.; DOS SANTOS, F. C. B. Vieses Cognitivos no Orçamento de Capital. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 27, n. 2, p. 1–22, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/3054. Acesso em: 28 mar. 2024.