INDICADORES DE DESEMPENHO, USO E FINALIDADES: O CASO DAS COOPERATIVAS DE ELETRIFICAÇÃO DO BRASIL

Autores

  • Lorimar Francisco Munaretto UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS
  • Hamilton Luiz Corrêa USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Palavras-chave:

Contabilidade Gerencial

Resumo

Resumo: O estudo teve por objetivo verificar sobre o uso e finalidade dos indicadores de desempenho organizacional em Cooperativas de Eletrificação (CEs). Trata-se de uma pesquisa descritiva, com dados levantados por meio de um questionário do tipo Survey,  junto a 32 (trinta e duas) Cooperativas de Eletrificação do Brasil. Os resultados demonstram um maior coeficiente/nível de uso dos indicadores ligados às dimensões que tratam sobre a eficiência operacional, com o relacionamento das Cooperativas com seus associados e aspectos econômicos financeiros. Por outro lado constata-se menor coeficiente/nível de utilização dos indicadores relacionados aos aspectos Sociais e Ambientais e Pessoas e inovação. Quanto às finalidades de uso dos indicadores, os resultados do estudo demonstram que os indicadores são utilizados pela seguinte ordem de propósitos pelas diretorias das CEs: i) para monitoramento e controle; ii) para a tomada de decisão estratégica; iii) para comunicação externa; iv) para legitimidade e para v) educação e aprendizagem. 

Biografia do Autor

Lorimar Francisco Munaretto, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - RS

Contador CRC/RS 42.236, Especialista em Planejamento Tributário pela UFSC, Mestre em ADdministração pela UFSC (2001), Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (FEA/USP) (2013). Ex Consleheiro do CRC/RS, Integra a Comisão de avaliadores de Curso e IES, do MEC/INEP.

Professor das Disciplinas de Custos, Administração e projetos agropecuários, empreendedorismo na UFSM.

Hamilton Luiz Corrêa, USP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

possui graduação em Administração pela Universidade de São Paulo (1977) , mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (1980) , doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1986) e pós-doutorado pela (1992) . Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo, Conselheiro do Conselho Regional de Administração de São Paulo, Membro do Conselho Curador pela USP do Fundação do Desenvolvimento Administrativo e Revisor de periódico da RAUSP. Revista de Administração. Tem experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-05-30

Como Citar

MUNARETTO, L. F.; CORRÊA, H. L. INDICADORES DE DESEMPENHO, USO E FINALIDADES: O CASO DAS COOPERATIVAS DE ELETRIFICAÇÃO DO BRASIL. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 25–41, 2016. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/2834. Acesso em: 29 mar. 2024.