As Dificuldades de Mensuração e Consequente Divulgação nas Demonstrações Contábeis do Capital Intelectual: uma Reflexão Teórica

Autores

  • Luciano Gomes dos Reis

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Capital Intelectual

Resumo

   O presente artigo teve por objetivo demonstrar, de acordo com o expresso na literatura sobre o tema, as dificuldades encontradas no processo de mensuração e as principais conseqüências de não divulgação dos valores provenientes do capital intelectual existente nas empresas. Buscou-se realizar uma extensa revisão bibliográfica sobre o tema em questão, proporcionando uma visão abrangente do progresso pelo qual passou a sociedade, ao evoluir de uma sociedade baseada na indústria, para uma sociedade pós-industrial, baseado no conhecimento intrínseco dos indivíduos. Baseando-se nesta premissa inicial, procurou-se estabelecer os vínculos existentes entre a mudança de paradigma social e a contabilidade. O enfoque do presente estudo foi o capital intelectual, buscando-se distinguir as diferenças entre goodwill, fundo de comércio, capital intelectual e outras denominações para posteriormente abordar as questões pertinentes à mensuração e os reflexos da não divulgação do capital intelectual nas demonstrações contábeis das entidades. Conclui-se que a contabilidade deve participar ativamente deste novo cenário, cumprindo seu papel de fornecer informações de valor para os usuários.

 

Downloads

Publicado

2009-05-07

Como Citar

DOS REIS, L. G. As Dificuldades de Mensuração e Consequente Divulgação nas Demonstrações Contábeis do Capital Intelectual: uma Reflexão Teórica. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 43–60, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/277. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)