Quadro de Controle Estratégico: Uma Proposta

Autores

  • Carlos Honorato Schuch Santos
  • Giovana Savitri Pasa
  • Magda Medianeira Reginato Bassanesi
  • Patrícia Rodrigues da Rosa

Palavras-chave:

Informação, Controle Estratégico, Indicadores de Desempenho, Estratégia Organizacional

Resumo

   No período pós-fordista a informação passou a ter valor não mais em função da sua escassez, mas da sua qualidade. O desafio no novo milênio é, portanto, encontrar e processar aquelas informações realmente importantes para melhorar as decisões estratégicas das organizações. Diante disso, propõe-se aqui o Quadro de Controle estratégico (QCE) – um modelo de controle e monitoramento das estratégias organizacionais, montado a partir de uma matriz de indicadores de desempenho. O QCE parte de uma ampliação do modelo de Balanced Scorecard de Kaplan e Norton (1997), acrescido dos "direcionamentos" propostos pelos autores deste artigo.

   O objetivo do QCE não é o de criar mais indicadores, mas sim de agrupá-los de tal forma que os tomadores de decisão possam melhor visualizar tudo aquilo que os indicadores podem oferecer; ou seja, ampliar o poder de interpretação da realidade dos indicadores. Ele deve ser dinâmico o suficiente para acompanhar a implementação da estratégia organizacional, pois serve como instrumento de realinhamento estratégico. O QCE é, desta forma, uma ferramenta de acompanhamento e monitoração do alcance parcial e/ou total das estratégias organizacionais.

Downloads

Publicado

2009-05-06

Como Citar

SANTOS, C. H. S.; PASA, G. S.; BASSANESI, M. M. R.; DA ROSA, P. R. Quadro de Controle Estratégico: Uma Proposta. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 53–72, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/250. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)