Tecnologia da Educação: Análises Envolvendo Experimentos a Distância em Disciplinas de Cursos de Contabilidade

Autores

  • Edgard Bruno Cornachione Júnior
  • Matheus da Silva

Palavras-chave:

Educação à Distância, Educação-Tecnologia, Tecnologia da Informação.

Resumo

  Há questão muito tentadora para os estudiosos e envolvidos com o ensino, não só da contabilidade, nos dias atuais:“Quais influências reais são passíveis de percepção com respeito à pesquisa e ao ensino, decorrentes dos avanços da tecnologia da educação?".

 A efetiva revolução pela qual estamos passando em relação ao potencial de conectividade de recursos de informática presentes em instituições de ensino, bem como disponíveis aos alunos e interessados, admite, seguramente, formas alternativas de disseminação de conhecimentos.

  Muitos educadores estão, há algum tempo, debruçados sobre este fenômeno. Aqueles mais preocupados com formas alternativas de troca de saber sentem-se pressionados por nova avalanche de meios didáticos, dentre os quais alguns podem ser considerados mais ou menos oportunos para esta ou aquela área do conhecimento.

  Nesta linha, este artigo apresenta considerações e análises sobre experimentos realizados desde 1998, em cursos de graduação e pós-graduação em contabilidade e controladoria, abordando aspectos da tecnologia da educação e seus impactos no ensino e aprendizagem relativos à nossa área do conhecimento: a Contabilidade.

  É esta potencialidade que nos motiva a buscar explicações científicas para constatações empíricas que são percebidas a cada dia que passa, ao redor de todo o globo, nas mais diversas áreas do conhecimento, com respeito aos novos formatos e padrões de educação.

  O artigo busca apoio em pensadores da educação e tecnologia, no sentido de sedimentar o assunto que permeia os experimentos. De forma ampla a tecnologia da educação é matéria que se consolida com vínculos cada vez mais estreitos com a própria tecnologia da informação.

 São considerados os aspectos relativos ao relacionamento entre o ensino da contabilidade e a Internet, como foco mais estreito do assunto discutido, posicionando a reflexão próxima aos experimentos realizados. Em tópico separado estão registrados os experimentos realizados de forma sucinta e objetiva, visando subsidiar as reflexões presentes neste texto, objeto de análise. Desde a identificação das amostras selecionadas, considerando os materiais e meios de instrução adotados, até a própria avaliação dos resultados obtidos. Vale ressaltar que este trabalho se enriqueceu com  as iniciativas de pesquisa do Laboratório PROINT da FIPECAFI, que visa apoiar o Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP em suas incursões na Internet.

  Oportunamente, os comentários em razão das perspectivas observadas são transcritos no corpo deste artigo com o objetivo de consolidar o entendimento sobre a pesquisa desenvolvida e mais, contemplar objetos de questionamentos futuros quanto à tecnologia da educação nesta área do saber e os recursos humanos envolvidos.

  Por fim, há a conclusão neste artigo, fruto de todo um esforço de reflexão baseado nos levantamentos, experimentos, nas pesquisas e discussões estabelecidas sobre o assunto, que procura contribuir na resposta à questão maior que estimula este estudo.

 

Downloads

Publicado

2009-04-30

Como Citar

JÚNIOR, E. B. C.; DA SILVA, M. Tecnologia da Educação: Análises Envolvendo Experimentos a Distância em Disciplinas de Cursos de Contabilidade. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 57–92, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/189. Acesso em: 18 abr. 2024.