Uma Análise comparativa da Responsabilidade Social Corporativa entre o Setor Bancário e outros no Brasil

Autores

  • Vicente Lima Crisóstomo Universidade Federal do Ceará
  • Fátima de Souza Freire Universidade de Brasília
  • Patrícia Matias Soares Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Corporativa, Bancos, Brasil

Resumo

Este artigo objetiva estudar a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) nos bancos brasileiros comparativamente a empresas de outros setores, utilizando dados das de ações sociais da empresa brasileira relativos ao período 1996-2008, fazendo uso de análise uni e multivariada. Os resultados de comparação de médias mostraram mais elevados índices de RSC em empresas do setor bancário relativamente aos demais segmentos. Estimando-se modelos de regressão linear os resultados indicam que o fato da empresa ser um banco (variável dummy) afeta positivamente a intensidade de RSC, controlando por outras variáveis explicativas apontadas pela literatura com possível poder de influência sobre a RSC (ROA, oportunidades de crescimento, tamanho). Analisando-se separadamente as distintas vertentes de ação social verifica-se que a RSC interna, a mais forte da empresa brasileira, é bastante destacada no setor bancário comparativamente a outras empresas o que faz com que seu indicador de RSC total seja superior. No entanto, a situação inverte-se ao analisar-se a ação ambiental que é superior para os demais setores.

Biografia do Autor

Vicente Lima Crisóstomo, Universidade Federal do Ceará

Professor do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Economia da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Doutorado em Economia Financei

Fátima de Souza Freire, Universidade de Brasília

Atualmente realiza estágio de Pós-doutorado em Responsabilidade Socioambiental na University Saint Andrews, Escócia com bolsa do CNPq (2012-2013). Doutora em Economia pela Université des Sciences Sociales de Toulouse I, França (1998), Mestre em Economia Industrial pela Université des Sciences Sociales de Toulouse I, França (1992), Especialista em Matemática Aplicada em Finanças e Economia pela Universidade de Brasília (2012); Graduada em Contabilidade pela Universidade Federal do Ceará (1989). É Professora Associada do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-graduação em Contabilidade da UnB/UFPB/UFRN.

Patrícia Matias Soares, Universidade Federal do Ceará

Bolsista FUNCAP/CNPQ de iniciação científica

Graduanda em Ciências Contábeis

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

CRISÓSTOMO, V. L.; FREIRE, F. de S.; SOARES, P. M. Uma Análise comparativa da Responsabilidade Social Corporativa entre o Setor Bancário e outros no Brasil. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 4, p. 103–128, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1828. Acesso em: 20 abr. 2024.