A Necessidade do Planejamento Estratégico nas Organizações Contábeis

Autores

  • Vidigal Fernandes Martins

Palavras-chave:

Ambiente, Globalização, Organizações Contábeis, Planejamento Estratégico, Sistema

Resumo

  O principal objetivo deste artigo é analisar a necessidade do planejamento estratégico nas organizações contábis, e identificar algumas diretrizes que possibilitem a sua implementação num ambiente globalizado.

  Pretende-se ainda, evidenciar alguns fatores que influenciam o ambiente das organizações contábeis, chamando a atenção para o relacionamento entre a organização contábil e o ambiente externo, uma vez que, cabe às mesmas serem flexíveis e se adaptarem a esse ambiente.

  O planejamento estratégico, de qualquer organização, deve considerar o processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças do meio ambiente. de forma a estabelecer objetivos, estratégias e ações que possibilitem um aumento da competitividade organizacional.

   A organização não poderá deixar, também, de analisar os fatores-chave de sucesso, verificando as variáveis críticas tanto internas quanto externas.

Downloads

Publicado

2009-04-30

Como Citar

MARTINS, V. F. A Necessidade do Planejamento Estratégico nas Organizações Contábeis. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 73–80, 2009. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/178. Acesso em: 23 abr. 2024.