A Relevância da Contabilidade no Mercado de Capitais Brasileiro pela Reação dos Preços ao Lucro e ao Patrimônio

Autores

  • Verônica de Fátima Santana Universidade Federal de Viçosa
  • Francisco Carlos da Cunha Cassuce Universidade Federal de Viçosa

Palavras-chave:

Assimetria Informacional, Contabilidade, Mercado de Capitais

Resumo

Este estudo teve como objetivo verificar se a contabilidade no Brasil é efetiva em reduzir a assimetria informacional entre as empresas e o mercado, quantificando como o Lajir e o Patrimônio Líquido afetam os preços das ações negociadas na BM&FBovespa. Para tanto, através do método dos mínimos quadrados ordinários, foi estimada uma regressão linear dos preços de mercado contra o Lajir e o Patrimônio Líquido, com uma amostra de dados de corte, em 30 de junho de 2011. A estimação mostrou que 88% das variações dos preços das ações se deveu às variações do resultado e do patrimônio, cujos parâmetros foram ambos significativos a 1%. Além disso, a elasticidade preço do Lajir é 0,034%, enquanto a do PL é 3,848%, assim, os preços são mais sensíveis aos dados de balanço do que de resultado. Outros autores confirmam esse fato, mediante análises diferentes. Desse modo, conclui-se que os números contábeis no Brasil são relevantes para explicar os preços de mercado, apesar da alta concentração acionária e baixa representatividade do mercado de capitais, e que o patrimônio é mais robusto para formar expectativas sobre os fluxos futuros de caixa e o valor econômico da empresa do que o resultado. Autores confirmam que isso acontece quando os lucros são instáveis ou há presença de prejuízos, situação condizente com o cenário econômico no qual a amostra foi coletada, caracterizado pela crise na Zona do Euro.

Biografia do Autor

Verônica de Fátima Santana, Universidade Federal de Viçosa


GradGraGraduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Viçosa.

Francisco Carlos da Cunha Cassuce, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2004) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2013-04-26

Como Citar

SANTANA, V. de F.; CASSUCE, F. C. da C. A Relevância da Contabilidade no Mercado de Capitais Brasileiro pela Reação dos Preços ao Lucro e ao Patrimônio. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 83–100, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1548. Acesso em: 28 mar. 2024.