Formação do Contador – o que o Mercado quer, é o que ele tem? um Estudo sobre o Perfil Profissional dos Alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP

Autores

  • Tany Ingrid Sagredo Marin Universidade Federal do Pará
  • Silene Jucelino de Lima Universidade de São Paulo
  • Silvia Pereira de Castro Casa Nova Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Perfil Profissional, Educação em Contabilidade, Mercado de Trabalho, Alunos de Graduação.

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar, a partir da opinião de gestores do setor contábil, as competências em relação ao conhecimento técnico e postura profissional dos estudantes de graduação em Ciências Contábeis da FEA-USP, e compará-las ao que é esperado por profissionais do alto escalão do setor e por consultores de Recursos Humanos, propiciando refletir sobre melhorias futuras para a formação profissional da área. Primeiramente foram entrevistados cinco representantes de consultorias de Recursos Humanos e três dirigentes financeiros de empresas de grande porte com representatividade como empregadoras dos referidos alunos.  Em seguida, foi desenvolvido um questionário para mensurar o nível de conhecimento técnico e de postura no ambiente de trabalho, o qual foi respondido por 35 gestores com cargos, principalmente, de supervisão e gerência de grandes empresas que atuaram como superiores diretos dos estudantes da IES pesquisada. Por fim, os dados coletados através das entrevistas e dos questionários, juntamente com o arcabouço teórico, foram analisados por meio de triangulação. Os resultados apontam que, em geral, os alunos se destacam pelo conhecimento teórico e postura pró-ativa. No entanto, apresentam deficiências em conhecimentos práticos, em liderança, e em idiomas estrangeiros, destacando-se a língua inglesa. Esses pontos de melhoria merecem ser considerados pela FEA-USP e por instituições de ensino que atuem na formação de profissionais na área de Contabilidade.

Biografia do Autor

Tany Ingrid Sagredo Marin, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Desenvolvimento Sustentável do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos pela Universidade Federal do Pará

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Paulista

Bacharel em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado

Silene Jucelino de Lima, Universidade de São Paulo

Professora de Contabilidade da Fundação Instituto de Educação de Barueri

Mestranda em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo

Silvia Pereira de Castro Casa Nova, Universidade de São Paulo

Professora e coordenadora adjunta do Programa de Pós Graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (PPGC/FEA/USP)

Pós-Doutora em Métodos Quantitativos aplicados à Contabilidade pela Fundação Getúlio Vargas

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo

Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2015-05-11

Como Citar

MARIN, T. I. S.; DE LIMA, S. J.; CASA NOVA, S. P. de C. Formação do Contador – o que o Mercado quer, é o que ele tem? um Estudo sobre o Perfil Profissional dos Alunos de Ciências Contábeis da FEA-USP. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 59–83, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1532. Acesso em: 18 abr. 2024.