Comparação das práticas de divulgação de informações financeiras nas empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA e na NYSE dos setores de consumo não cíclicos e de telecomunicações

Autores

  • Débora Lage Martins Lélis UFMG
  • Profª. Drª. Laura Edith Taboada Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Vinícius Dias Jordão UFMG
  • Romualdo Douglas Colauto UFPR

Palavras-chave:

Evidenciação, Teoria da Contabilidade, Informações Contábeis

Resumo

O artigo analisa as diferenças entre as informações financeiras divulgadas no Brasil e nos Estados Unidos por empresas brasileiras de capital aberto dos setores de Telecomunicações e Consumo Não-Cíclico com ações negociadas na BM&FBOVESPA e na NYSE. O objetivo geral da pesquisa foi analisar o nível de evidenciação de informações financeiras no Brasil, comparando as informações divulgadas no Relatório Anual com as apresentadas ao mercado norte-americano no Formulário 20-F. Observou-se que o volume e o detalhamento das informações financeiras evidenciadas no Brasil pelas empresas da amostra são inferiores aos divulgados nos EUA em todos os aspectos analisados. O custo de obtenção da informação pelas empresas, apontado por alguns teóricos como uma barreira à evidenciação não explica esse fenômeno, uma vez que poucos meses após a divulgação do Relatório Anual as empresas apresentaram ao mercado norte-americano informações não divulgadas no Brasil. Acredita-se que fatores como a estrutura legal e o grau de desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro podem ajudar a compreender o comportamento verificado.

Biografia do Autor

Débora Lage Martins Lélis, UFMG

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais

Profª. Drª. Laura Edith Taboada Pinheiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Doutora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Minas Gerais

Ricardo Vinícius Dias Jordão, UFMG

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Romualdo Douglas Colauto, UFPR

Professor Doutor do Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

LAGE MARTINS LÉLIS, D.; TABOADA PINHEIRO, P. D. L. E.; DIAS JORDÃO, R. V.; COLAUTO, R. D. Comparação das práticas de divulgação de informações financeiras nas empresas brasileiras listadas na BM&FBOVESPA e na NYSE dos setores de consumo não cíclicos e de telecomunicações. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 145–172, 2013. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1524. Acesso em: 29 mar. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>