A Organização Profissional Contábil no Estado do Rio Grande do Sul no Período de 1882 a 1947

Autores

  • Marco Aurélio Gomes Barbosa Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Ernani Ott Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

Organização Profissional, Entidades Contábeis, História da Contabilidade.

Resumo

 

Este artigo apresenta um relato histórico sobre a organização profissional contábil no Estado do Rio Grande do Sul no período compreendido entre 1882 e 1947 (ano de criação do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul), tratando de instituições representativas da classe contábil e de algumas personalidades que nelas atuaram. A pesquisa foi desenvolvida a partir de documentos das instituições estudadas, de informações de periódicos dos séculos XIX e XX, de entrevistas, e outras fontes bibliográficas, constituindo-se em uma pesquisa exploratório-descritiva. Associadas a estes documentos são divulgadas imagens digitalizadas que contribuem para ilustrar alguns dos fatos mencionados. O estudo revela que a organização profissional contábil no Rio Grande do Sul teve sua origem nas entidades representativas da classe comercial, dado que a profissão de Guarda-Livros estava intrinsecamente ligada às atividades das casas comerciais. As instituições mapeadas e descritas neste estudo foram o Club Caixeiral Porto-Alegrense, o Club de Guarda-Livros de Porto Alegre, a Associação dos Empregados do Comércio de Porto Alegre e o Instituto Rio Grandense de Contabilidade. Mesmo tratando-se de uma pesquisa regional, acredita-se que possa contribuir para o conhecimento e a formação da memória histórico-cultural da contabilidade brasileira.


Biografia do Autor

Marco Aurélio Gomes Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Contador (FURG), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil (UCPEL), Mestre em Ciências Contábeis e Controladoria (UNISINOS). Professor, Pesquisador e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da FURG.

Ernani Ott, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutor  em  Ciências  Contábeis, professor  e pesquisador do  Programa  de  Mestrado  em  Ciências  Contábeis  da  Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Downloads

Publicado

2015-01-19

Como Citar

BARBOSA, M. A. G.; OTT, E. A Organização Profissional Contábil no Estado do Rio Grande do Sul no Período de 1882 a 1947. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 24, n. 4, p. 34–50, 2015. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1351. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)