Produção Científica em Auditoria: uma Análise dos Estudos Acadêmicos Desenvolvidos no Brasil

Autores

  • Raphael Vinicius Weigert Camargo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rita de Cássia Correa Pepinelli Camargo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Haendchen Dutra Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luiz Alberton Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ensino, Educação e Pesquisa em Contabilidade, Auditoria e Perícia.

Resumo

O objetivo do presente estudo é identificar as características da produção científica em auditoria desenvolvida no Brasil, entre os anos de 2005 e 2010, por intermédio da verificação dos seguintes aspectos: evolução temporal; principais meios de divulgação; assuntos abordados segundo as perspectivas de Lesage e Wechlter (2007, 2010), Maijoor, Meuwissen e Quadackers (2000) e Smith e Krogstad (1984, 1988, 1991); estratégias de pesquisa utilizadas; autores mais prolíficos; e, relações de colaboração entre pesquisadores e instituições de ensino, utilizando-se as análises bibliométrica e sociométrica. Relativamente à análise temporal, constata-se um aumento progressivo na publicação entre os anos de 2005 e 2008 e um pequeno decréscimo, entre os anos de 2009 e 2010. Quanto aos principais meios de divulgação, destacam-se: Congresso USP de Controladoria e Contabilidade; Revista Contabilidade & Finanças; e, Contabilidade Vista & Revista. Observa-se, ainda, a predominância das estratégias de pesquisa: documental e survey. Quanto aos assuntos, os mais recorrentes são: relatórios da auditoria; troca de auditores; conselhos/comitês; qualidade da auditoria; e, procedimentos de auditoria. Ademais, no que se refere às relações de colaboração entre pesquisadores e instituições de ensino, verifica-se baixa densidade, centralidade e intermediação, indicando dispersão e pouca coesão entre os atores, com ausência de um ator claramente central.

Biografia do Autor

Raphael Vinicius Weigert Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Rita de Cássia Correa Pepinelli Camargo, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Marcelo Haendchen Dutra, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Luiz Alberton, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professor Adjunto do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-05-14

Como Citar

CAMARGO, R. V. W.; CAMARGO, R. de C. C. P.; DUTRA, M. H.; ALBERTON, L. Produção Científica em Auditoria: uma Análise dos Estudos Acadêmicos Desenvolvidos no Brasil. Contabilidade Vista & Revista, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 84–111, 2014. Disponível em: https://revistas.face.ufmg.br/index.php/contabilidadevistaerevista/article/view/1239. Acesso em: 28 mar. 2024.